Menu
Sementes Costa Beber

CONTEÚDOS

Dia Mundial da Agricultura: a produtividade cresce em mais de 150% e mostra cada vez a mais a força da agricultura

Hoje, 20 de março, é o Dia Mundial da Agricultura. Nesta data, é preciso também comemorar o aumento significativo de produtividade, fruto do trabalho de homens e mulheres do campo. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a produtividade agrícola saiu de 2,6 toneladas por hectare, em 1961, para 6,6 toneladas por hectare, em 2019. Os dados referem-se ao rendimento global de lavouras de cereais, oleaginosas, frutas, raízes e tubérculos, legumes e hortaliças, nozes e castanhas, fibras naturais e plantações para produção de açúcar como a cana e a beterraba. Uma evolução que foi possível pelo avanço das pesquisas, investimentos em tecnologias, e pelo crescente e contínuo trabalho dos produtores e trabalhadores rurais.  

Conheça alguns dados importantes dessa evolução agrícola pelo mundo:

Cereais

Os alimentos que formam a base da alimentação humana foram os que mais tiveram aumento de produtividade ao longo desse tempo. O salto foi de 204%. Aí estão incluídas plantações como trigo,arroz e milho. Segundo a série histórica da FAO, o mundo colhia 876,9 milhões de toneladas desses alimentos num espaço de terra de 648,0 milhões de hectares em 1961. A área aumentou um pouco, para 724,3 milhões de hectares, mas a produção aumentou ainda mais: em 2019, são quase 3 bilhões de toneladas de cereais.

Oleaginosas

O avanço de 191,7% em plantações que tem a soja, como carro-chefe. O grão é um dos mais demandados na fabricação de rações, além de ser importante na fabricação de óleo de cozinha. Em 1961, a área cultivada era de 113,6 milhões de hectares, produzindo 132,1 milhões de toneladas. Em 2019, a área passou para 324,5 milhões de hectares e uma produção de 1,1 bilhão de toneladas.


Vegetais

A salada ficou mais farta ao longo dos anos. A produtividade de legumes e verduras saltou 102,6%. Esses alimentos eram cultivados em 21,2 milhões de hectares, produzindo 197,7 milhões de toneladas. Atualmente a área é de 59,7 milhões de hectares e uma produção de 1,1 bilhão de toneladas.

Plantações de açúcar

Plantações como cana-de-açúcar e beterraba também tiveram crescimento expressivo em produtividade: 85,4%. Além de serem a fonte do alimento calórico mais barato que há no mundo, as lavouras também se transformam em energia, seja o etanol, para o carro, ou energia elétrica, para as casas. Em 1961, a FAO estimou que essas culturas ocupavam 16,0 milhões de hectares e com uma safra de 609 milhões de toneladas de cana e beterraba. Em 2019, o dado é de uma área de 31,5 milhões de hectares e uma produção de 2,2 bilhões de toneladas.

Frutas

O aumento de produtividade dos pomares pelo mundo foi de 81,6% ao longo de 58 anos. Em 1961, a área cultivada era de 29,5 milhões de hectares, e safra de 224,9 milhões de toneladas. Já em 2019, a área era de 75,2 milhões de hectares e uma produção de 1 bilhão de toneladas de frutas.


Fonte: FAO e Agro Saber
Foto: Marcia Ghizzi

Confira mais publicações
Informações e atendimento à Lei nº 14.611/2023
Dia do Agricultor, uma data para celebrar e valorizar esta importante profissão
 O dia do Agricultor foi instituído pelo Decreto de Lei nº 48.630, de 1960, assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek, em comemoração aos 100 anos do Ministério da Agricultura. A data celebra a importância dos agricultores para o crescimento econômico do país e para a sociedade. Além da produção de alimentos, as atividades desenvolvidas por esse profissional geram matéria-prima para a fabricação de inúmeros produtos essenciais para todos.Considerada uma das profissões mais antigas da humanidade, a agricultura tem mudado o mundo há mais de 10 mil anos. Com o passar dos séculos, o agricultor desenvolveu técnicas que possibilitaram o avanço da agricultura, com a introdução de novas formas de cultivo e tecnologias, como a mecanização no campo – responsável pelo aumento na produtividade e geração de alimentos. Na verdade, este foi um grande passo para o Brasil se tornar o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, café, cacau, laranja, soja e feijão.Atualmente, conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente, muitos agricultores tornam a terra fértil e produtiva, resguardando os recursos naturais. Ou seja, mais uma vez o agricultor constrói novos caminhos para a agricultura e muda, além do futuro do homem no campo, também o futuro da sociedade.
Segunda edição da Academia de Sementes reuniu centenas para discutir qualidade de sementes
A Sementes Costa Beber trouxe uma profissional de peso para falar sobre a qualidade do seu principal insumo, a semente. Este foi o tema central abordado na segunda edição do evento Academia de Sementes, que reuniu mais de 400 pessoas para ouvir e debater  sobre os principais aspectos que envolvem o controle da qualidade das sementes. A Bióloga, Mestre em Fitopatologia e Doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes, Maria de Fátima Zorato, que é referência a nível de Brasil, foi a responsável por abordar o tema que é de suma importância para todas as equipes técnicas e comercias que representam a Sementes Costa Beber e sabem o quanto o controle de qualidade é um diferencial na produção de sementes.O evento técnico contou com a parceria da Brasmax e foi realizado em 7 cidades, entre os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
VER MAIS

Fale conosco

*Campos obrigatórios
Enviar
Logo Costa Beber Original em Vetor
CotaçõesCotações
Bolsa Chicago