Menu
Sementes Costa Beber

CONTEÚDOS

A importância das sementes certificadas

As sementes certificadas carregam todo potencial produtivo da planta, são uma importante e fundamental tecnologia, podemos dizer que são o insumo mais importante na agricultura.

Sementes certificadas tem a função de gerar novas plantas. No entanto, esses insumos que foram certificados contam com um rigoroso controle nas etapas de seu desenvolvimento, desde sua origem genética, até o controle da multiplicação de sementes e gerações de plantas.

As sementes certificadas expressam atributos de:

Pureza física: ausência de contaminações com outros tipos de sementes. Sejam elas de outras culturas, ou plantas daninhas;
Qualidade fisiológica: devem apresentar alta taxa de germinação e uniformidade (vigor);
Qualidade sanitária: as sementes devem ser livres de pragas e doenças.

A certificação de sementes atua na preservação das características genéticas e da identidade da cultivar o que acaba resultando em uma lavoura uniforme e com alta produtividade. Elas são uma forma de proteção para o produtor e para quem desenvolveu a semente. A certificação garante ao comprador que o produto é da cultivar correta, sem contaminantes, com alta taxa de germinação e isenta de pragas e doenças.


A regulamentação das sementes certificadas é dada pela Lei nº 10.711, de 5 de agosto de 2003, que trata sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas. Essa lei aborda todas as etapas do processo de produção, certificação e todos os procedimentos necessários para que seja mantida a qualidade no cultivo. Uma das medidas para que essa qualidade seja certificada é a avaliação dos campos onde são produzidas as sementes. Esse processo é feito periodicamente, durante todo o ciclo produtivo. Essas vistorias servem para coletar informações dos campos de produção e compará-las com os padrões estabelecidos pelas normas do MAPA. Já as sementes piratas são aquelas que não passam por um controle de qualidade na sua produção e não possuem registro no MAPA. A produção, venda ou compra de sementes piratas é ilegal. Além disso, o uso desse tipo de produto pode causar prejuízos de até 2 bilhões de reais por ano ao agricultor. Dentre as causas dos prejuízos está a baixa qualidade, a ameaça de eficiência da atividade e todos os demais itens do custo de produção aplicados às lavouras.

Fontes: Embrapa e Mapa

Confira mais publicações
Informações e atendimento à Lei nº 14.611/2023
Dia do Agricultor, uma data para celebrar e valorizar esta importante profissão
 O dia do Agricultor foi instituído pelo Decreto de Lei nº 48.630, de 1960, assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek, em comemoração aos 100 anos do Ministério da Agricultura. A data celebra a importância dos agricultores para o crescimento econômico do país e para a sociedade. Além da produção de alimentos, as atividades desenvolvidas por esse profissional geram matéria-prima para a fabricação de inúmeros produtos essenciais para todos.Considerada uma das profissões mais antigas da humanidade, a agricultura tem mudado o mundo há mais de 10 mil anos. Com o passar dos séculos, o agricultor desenvolveu técnicas que possibilitaram o avanço da agricultura, com a introdução de novas formas de cultivo e tecnologias, como a mecanização no campo – responsável pelo aumento na produtividade e geração de alimentos. Na verdade, este foi um grande passo para o Brasil se tornar o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, café, cacau, laranja, soja e feijão.Atualmente, conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente, muitos agricultores tornam a terra fértil e produtiva, resguardando os recursos naturais. Ou seja, mais uma vez o agricultor constrói novos caminhos para a agricultura e muda, além do futuro do homem no campo, também o futuro da sociedade.
Segunda edição da Academia de Sementes reuniu centenas para discutir qualidade de sementes
A Sementes Costa Beber trouxe uma profissional de peso para falar sobre a qualidade do seu principal insumo, a semente. Este foi o tema central abordado na segunda edição do evento Academia de Sementes, que reuniu mais de 400 pessoas para ouvir e debater  sobre os principais aspectos que envolvem o controle da qualidade das sementes. A Bióloga, Mestre em Fitopatologia e Doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes, Maria de Fátima Zorato, que é referência a nível de Brasil, foi a responsável por abordar o tema que é de suma importância para todas as equipes técnicas e comercias que representam a Sementes Costa Beber e sabem o quanto o controle de qualidade é um diferencial na produção de sementes.O evento técnico contou com a parceria da Brasmax e foi realizado em 7 cidades, entre os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
VER MAIS

Fale conosco

*Campos obrigatórios
Enviar
Logo Costa Beber Original em Vetor
CotaçõesCotações
Bolsa Chicago