Menu
Sementes Costa Beber

CONTEÚDOS

Dia do Agricultor: uma importante data para ser celebrada


O dia 28 de julho é uma das datas mais representativas para o agronegócio, pois celebra e valoriza o trabalho dos homens e mulheres do campo, que dedicam os seus dias para produzir e alimentar o mundo. A data comemorativa em homenagem ao dia do Agricultor, foi instituída em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek, para comemorar os 100 anos da criação do Ministério da Agricultura. Porém, de lá até os dias atuais, a agricultura passou por inúmeras transformações. Hoje o agricultor utiliza muitas tecnologias, a produção agrícola está cada vez mais eficiente e produtiva. A agricultura está presente no dia a dia das pessoas, ela está no cafezinho e no pão do café da manhã, na roupa de algodão que vestimos, nos produtos de higiene e limpeza, na mesa, na cadeira de madeira da casa e do escritório, no óleo de cozinha, no combustível, e é o agricultor que está por trás de todos estes processos, mesmo diante das dificuldades e desafios.

A agricultura é uma das principais fontes de capital para o Brasil. Dados da Confederação Nacional da Agricultura indicam que em 2019 a soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a 21,4% do PIB brasileiro. Além disto, a agricultura brasileira é um excelente mercado exportador. Os números provam isso, em 2020, o setor exportou o equivalente a US$ 101 bilhões. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o volume cresceu 10% de 2019 para 2020 e o faturamento 4%. A tendência é que as exportações do agronegócio continuem crescendo. Para se ter uma ideia, apenas no primeiro semestre de 2021, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), as exportações do setor cresceram 20,9%, o que comprova que quando o assunto é alimentar o mundo, o agricultor brasileiro tem muito a contribuir e comemorar.

Os números da agricultura também colocam o Brasil no topo quando o assunto é a produção de grãos. O maior exemplo é a soja brasileira. O agricultor brasileiro ainda é responsável pela  maior produtor de grãos do planeta, com um percentual 17% maior que a dos Estados Unidos, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O agricultor também gera empregos, não apenas na sua lavoura, mas em toda a cadeia produtiva, desde uma fábrica de roupas até uma startup de tecnologia, o agronegócio proporciona crescimento econômico. Também é preciso destacar o respeito do agricultor pela natureza e a produção sustentável, pois o agricultor tem ciência que ele depende da terra e da água para produzir mais, melhor e com sustentabilidade. Cuidar da terra é sua missão para que a mesma seja fértil e produtiva, e para que as futuras gerações possam ter orgulho em comemorar esta importante profissão.

Confira mais publicações
Informações e atendimento à Lei nº 14.611/2023
Dia do Agricultor, uma data para celebrar e valorizar esta importante profissão
 O dia do Agricultor foi instituído pelo Decreto de Lei nº 48.630, de 1960, assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek, em comemoração aos 100 anos do Ministério da Agricultura. A data celebra a importância dos agricultores para o crescimento econômico do país e para a sociedade. Além da produção de alimentos, as atividades desenvolvidas por esse profissional geram matéria-prima para a fabricação de inúmeros produtos essenciais para todos.Considerada uma das profissões mais antigas da humanidade, a agricultura tem mudado o mundo há mais de 10 mil anos. Com o passar dos séculos, o agricultor desenvolveu técnicas que possibilitaram o avanço da agricultura, com a introdução de novas formas de cultivo e tecnologias, como a mecanização no campo – responsável pelo aumento na produtividade e geração de alimentos. Na verdade, este foi um grande passo para o Brasil se tornar o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, café, cacau, laranja, soja e feijão.Atualmente, conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente, muitos agricultores tornam a terra fértil e produtiva, resguardando os recursos naturais. Ou seja, mais uma vez o agricultor constrói novos caminhos para a agricultura e muda, além do futuro do homem no campo, também o futuro da sociedade.
Segunda edição da Academia de Sementes reuniu centenas para discutir qualidade de sementes
A Sementes Costa Beber trouxe uma profissional de peso para falar sobre a qualidade do seu principal insumo, a semente. Este foi o tema central abordado na segunda edição do evento Academia de Sementes, que reuniu mais de 400 pessoas para ouvir e debater  sobre os principais aspectos que envolvem o controle da qualidade das sementes. A Bióloga, Mestre em Fitopatologia e Doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes, Maria de Fátima Zorato, que é referência a nível de Brasil, foi a responsável por abordar o tema que é de suma importância para todas as equipes técnicas e comercias que representam a Sementes Costa Beber e sabem o quanto o controle de qualidade é um diferencial na produção de sementes.O evento técnico contou com a parceria da Brasmax e foi realizado em 7 cidades, entre os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
VER MAIS

Fale conosco

*Campos obrigatórios
Enviar
Logo Costa Beber Original em Vetor
CotaçõesCotações
Bolsa Chicago